Muitas das vezes, não é preciso apanhar um avião para contemplar uma paisagem de cortar a respiração. Muitas das vezes, é termos mais curiosidade " do que se passa cá dentro" e simplesmente irmos.
Há pouco tempo, tive o privilégio de conhecer o melhor miradouro onde estive até hoje....o Miradouro de São Leonardo da Galafura. Localiza-se entre o Peso da Régua e o Pinhão, facilmente chegamos ao alto de São Leonardo e à respectiva capela.
Conhecido por ter inspirado Miguel Torga, mas na realidade pode inspirar qualquer um. Ainda se pode ler, numa placa em azulejos e noutra em metal, um pequeno extracto.
- «O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta».
Miguel Torga in “Diário XII”, 8 de Abril de 1977