sábado, 16 de março de 2013

Arquitectura #12:: Casa mais Estreita do Mundo

A casa mais estreita do mundo fica situada em Varsóvia, capital da Polónia. Têm de área 14 m2 e a parte mais larga fica no segundo andar com apenas 1,22 metros o restante da casa, têm apenas 72 centímetros de largura, MEU DEUS, e quem assina o projecto é o arquitecto Jakub Szczesny. Em três anos, ele conseguiu realizár e inaugurar a Dom Keret.

No primeiro andar, há uma mesa de jantar com espaço para duas pessoas e uma terceira pode até se instalar no corredor. Ao lado, bem apertada, fica a cozinha, com um fogão com duas bocas, uma pia e um armário, ao fundo está localizado o WC, com chuveiro e sanita.No segundo andar, fica o quarto de casal. É preciso um certo esforço e cuidado para chegar lá em cima, onde tem um mini-escritório e, no fundo, a cama.

O curioso é que, graças às suas dimensões reduzidas, a construção não é considerada uma casa. Em vez disso, ela foi classificada pela administração municipal como uma instalação artística. Então, por isso mesmo a casa não tem morador, recebe apenas curiosos. São cerca de 300 visitas por dia, entre estudantes de arquitetura, profissionais da área e pessoas que estejam interessadas em alugar o imóvel a partir do ano que vem, depois de ser registada como a casa mais estreia do mundo no livro dos recordes.

A casa é carregada de simbolismo. Ela está a 20 metros do muro do Gueto de Varsóvia, região cercada pelos nazistas para isolar os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. E foi construída entre um edifício de antes da guerra e outro dos anos 70. O arquitecto queria unir esses dois períodos no tempo e criar um espaço dedicado à produção intelectual.Bem, INSPIRE SE...



Veja mais, no vídeo abaixo...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...