segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arquitectura #2:: Escola Ecológica

A Escola Ecológica, construída na ilha de Bali, na Indonésia, está a dar aos seus alunos uma educação relevante, verde, num ambiente impressionante, limpo associado a uma educação sustentável.


Como é que se aborda a sustentabilidade??? Claro, com boas ideias....
John Hardy, ensina as crianças a construir, fazer jardinagem e ajudam-nas a entrar em uma universidade.
Em forma de espiral, o ponto central da construção é o coração da escola feito em bambu. As crianças aprendem em uma sala de aula ao ar livre, rodeadas por hectares de jardins. Lá elas recebem instruções sobre como construir coisas com bambu, enquanto são preparadas para os exames tradicionais das escolas britânicas.

As salas de aula, feitas em bambu, não possuem parede para proporcionar um melhor aproveitamento da luz natural. A lousa também é feita do mesmo material, as cadeiras não são quadradas e o ensino é holístico.

A brisa natural também ventila as salas de aula e quando não há brisa suficiente transformam transformam a sala em uma bolha que, segundo Hardy, “as crianças sabem que o controle do clima sem esforço pode não ser parte do futuro deles. Nós pagamos a conta no final do mês, mas quem realmente vai pagar as contas são os nossos netos”. Para ele, as crianças deveriam ser ensinadas de que o mundo não é indestrutível.

Para diminuir a dependência energética, a escola, faz uso da energia solar. No local também existe uma turbina-redemoínho, a segunda a ser construída no mundo, em uma cascata de 2,5 metros de um rio que quando estiver em funcionamento produzirá oito mil watts de eletricidade dia e noite.


No paisagismo, o jardim foi mantido como estava antes da construção, indo até a borda de cada sala de aula. Há criação de porcos, os últimos porcos pretos em Bali, e também uma vaca. As crianças vivem em uma cultura de arroz e sabem o que poucas pessoas sabem sobre esta prática. Elas aprendem como plantar e cuidar de um arroz orgânico, sabem quando colher e como cozinhar. Fazem parte do ciclo do arroz, o que será de extrema importância para o futuro de cada uma delas.

Os professores são tão diversos quanto os estudantes e a escola também conta com a ajuda de voluntários, que juntos estão empenhados em criar uma nova geração de líderes globais voltados para o cuidado com o meio ambiente.



Mais do que uma escola verde, a estrutura atraiu a construção de casas verdes levantadas ao seu redor, que possibilitam que as crianças caminhem entre elas em seu caminho para a aula, percebendo a sustentabilidade presente em toda a vila. As pessoas também estão trabalhando para levar indústrias ecológicas para e região e esperamos que restaurantes com os mesmos princípios também apareçam por lá. Tornando o projecto que começou com uma escola transformar se numa comunidade modelo....deixe se inspirar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário