terça-feira, 22 de maio de 2012

Dica para o mulherio #16:: Chegou a época Balnear ou época das Dietas??

Aproximam se os dias de calor e sol e qualquer mulher que se preze chega ao pé do seu espelho e AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, entra em pânico! Mas como é que vou fazer praia este ano?? Eu ia jurar que não estava assim no ano passado!! Pensamos todas....

O INSPIRE SE não aconselhas dietas malucas, não ir a praia nem tão pouco entrar em pânico, não, o INSPIRE SE aconselha uma dieta coerente, exercício físico e muita água!! O problema muitas vezes vêm de uma alimentação desequilibrada e nada melhor do que aprender a comer e a cozinhar! Para isso, deveriamos ir até ao fundo da questão e nada melhor do que a Dieta do Paleolítico.

O Inspire se aconselha a dieta do paleolítico, porque ao que tudo indica é a dieta ideal para a saúde e o bem-estar. A dieta dos nossos antepassados está de acordo com os nossos genes ou seja é a dieta para a qual estamos “geneticamente desenhados“.

A dieta do paleolítico é o que se julga ter sido a alimentação dos humanos que viveram entre 40 000 e 10 000 anos antes de nós. Há 10 000 anos a civilização humana começou a utilizar o fogo. Este facto veio modificar radicalmente a alimentação humana pois permitiu começar a cozinhar os alimentos. Então este tipo de dieta era usado antes de terem a possibilidade de cozinhar qualquer alimento e antes de se ter iniciado actividades agricolas.

Então, questionamos-nos o que comiam os nossos antepassados??
Comiam toda a carne de caça que conseguiam, insectos, ovos, algumas raízes, abundante quantidade de folhas, frutos, bagas e sementes oleaginosas. Em algumas regiões dos grandes lagos e da orla costeira de África, comiam ainda peixe, marisco e bivalves....calmaaaaa, é logico que não vos vou aconselhar a comer raizes nem tão pouco carne crua ;))


Sob o ponto de vista nutricional a dieta do paleolítico é rica em:
 - Fibras (algumas raízes, abundante quantidade de folhas, frutos, bagas e sementes);
 - Proteínas (carne de caça, insectos, ovos, peixe, marisco e bivalves);
 - Muita quantidade de óleos polinsaturados essenciais ómega 3 (peixe, marisco e bivalves); 
 - Vitaminas, minerais e antioxidantes (abundante quantidade de folhas, frutos, bagas);
 - Tem pouca quantidade de gordura saturada (a carne de caça é pobre em gordura saturada e tem alguns óleos ómega 3);
- Não tem hidratos de carbono de alto ou médio índice glicémico;
- Não tem lácteos nem derivados.

É importante entender que ao longos dos ultimos anos a nossa alimentaçãi foi gradualmente modificada, sendo nos últimos 100 anos a grande alteração. Nas últimas décadas assistimos à introdução de milhares de novas moléculas no regime alimentar das sociedades industriais desenvolvidas. Para além da transformação industrial dos alimentos levar à criação de inúmeras novas moléculas no alimento transformado, a adição de corantes, conservantes, aditivos alimentares e organismos geneticamente modificados multiplica de uma forma quase incalculável a quantidade de novas substâncias que ingerimos e para as quais não temos enzimas capazes de poderem metabolizá-las. 

Resumindo para aquilo que nos interessa, em que constitui a Dieta do Paleolítico? Ou melhor o que não podemos comer??

É PROIBIDO comer:

- Açúcar ou quaisquer alimentos adoçados;
- Leite e todos os alimentos lácteos;
- Cereais e todos os alimentos produzidos com cereais;
- Batata ou batata doce;
- Leguminosas, incluindo, feijão, soja e lentilhas;
- Alcool e café

Então, podemos e devemos comer:
- Carne e peixe o menos processada possível;
- Ovos, marisco e bivalves;
- Sementes de oleaginosas;
- Legumes folhosos e frutos em abundância. São preferidos os frutos silvestres e os morangos, sendo evitados os frutos que foram sofrendo muitas alterações de melhoria de produção e têm maior valor calórico;
Muito raramente pode ser usado algum mel.

Não deprima porque não pode comer NADA, pode e deve só têm de reaprender a comer,  não se esqueça do exercicio fisico é bom e faz bem ao corpo e a cabeça!! Regue estas dicas com muita água!!  
Espero ter ajudado!! INSPIRE SE... 

1 comentário:

Miss Peter Pan disse...

Obrigado ;)

Já espreitei o seu blog!! Lindo*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...