quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Para Viajar só basta existir #5::Filipinas

O que vou falar aqui é de uma viagem muito especial para mim….Filipinas!

Eu nunca fui muito de planear as minhas viagens, mas para aproveitar ao máximo as Filipinas, requer no mínimo sabermos o que queremos fazer e para onde queremos ir, ao final das contas estamos a falar de 7 107 ilhas.

Dicas gerais:

- Manila, que é a capital é sempre um ponto de passagem, assim como qualquer cidade da Ásia...se puderes sair no próprio dia sai, senão sai o mais rápido que puderes;
- Mal chegues a Manila compra um cartão de Internet, provavelmente terá dificuldade em encontrar locais com boa internet;
- Aproveita que estás no aeroporto para trocar dinheiro, provavelmente será o melhor cambio que vais encontrar;
- Todos os voos que fizeres entre ilhas tens obrigatoriamente que fazer escala em Manila, organiza tudo com tempo principalmente se fizeres mudança de terminal (tudo demora muitooooo tempo);
- Não marques dormida com muita antecipação, ou seja, vai marcando, podem existir sempre azares no transporte (nunca se esqueças que estamos da Asia, horários de autocarros nunca são cumpridos e tudo demora muitooooo tempo);
- Utilizar o tripadvisor, para restaurantes e validar "o que fazer";
- Comparar preços Agoda Versus Booking;
- Livro que aconselho: Lonely Planet Philippines;
- Concentra te apenas pelas ilhas VISAYAS. Eu aconselho que as escolhas estejam entre Cebu, Bohol, Borocay, Coron e sem dúvida El Nido.


A primeira ilha que tivemos foi CEBU:
Por aqui tivemos, três dias e o primeiro ponto que fizemos, foi a cascata mais famosa, Kawasan Falls que é simplemente maravilhosa!
Mal chegamos à porta, tinha vários "guias" que não são necessários, mas fomos praticamente obrigados a ter! A cascata tem três níveis, nós dispensamos o guia no primeiro nível dizendo que iríamos ficar por ali...mais tarde andamos a explorar o resto dos níveis por nós mesmos a custo zero...e foi simplesmente incrível!

No dia seguinte seguimos para Tumalog Falls, que é aproximadamente 1 km dos tubarões baleia. Aconselho vivamente.
Após um dia de descanso, fizemos uma maratona de viagens até Palawan. Apanhamos uma Van até Underground River em Puerto Princesa.  Até chegarmos a 6ª Maravilha, considerada pela UNESCO, fizemos quilómetros em selva pura, com um guia, que é essencial e aconselho ir com bastante agua, comida, calçado fechado e repelente. 
Depois de mais uma maratona de horas em viagens, chegamos a El Nido.
El Nido, foi onde passamos mais tempo também foi onde encontramos praias mais bonitas, clubes nocturnos, restaurantes, spots maravilhosos de snorkeling e tours de barcos ao gosto do freguês. Também é mais turístico e o  mais caro, aqui convém planear o que se quer fazer para não ficar o triplo do tempo e gastar mais que o planeado.

A seguir queríamos ir para Coron mas as viagens de avião estavam caras e muitos falavam das viagens de barco durante 3 dias com tudo incluído, fazendo campismo selvagem. Só de ouvir esta descrição os nossos olhos cintilavam e o corpo já estava aos pulos naturalmente. Obvio que tivemos curiosidade e estava tão mas tão caras que mudamos de ideia imediatamente.

Numa destas viagens a estas praias desertas que só se consegues ir de moto falamos com uns "locals" que faziam a mesma viagem só que mais roots, o que ainda tornou melhor. Acordarmos um valor justo e la fomos nós.

Posso dizer que estivemos nos sítios mais desertos e mais maravilhosos das FILIPINAS. Pode se ver pelas conchas e búzios que achamos. Zero turistas muitas famílias locais. Tendas e estrelas cadentes, peixinho pescado na hora...SIMPLESMENTE INCRIVEL!!!
 

E mais não digo.
...INSPIRE-SE!



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...