domingo, 14 de abril de 2013

Não há coincidências, mas há bons deja-vus reais!

Não tenho parado e para acompanhar o ritmo acelerado de São Paulo não se pode ficar de "bobeira" :)

São Paulo, não uma cidade fácil, não é apaixonante, não existem pores de sol nem tão pouco um horizonte! É uma cidade de trabalho e assustadora na sua dimensão, que só para terem uma noção tem mais pessoas que Portugal inteiro, WOW!! Os preços de quase tudo é escandalosamente alto principalmente das rendas de casas, os carros são sujeitos a "rodizio" que impede a entrada e circulação dos carros um dia por semana na cidade, para não contribuírem ainda mais para a poluição de todos os tipos que a cidade está sujeita! Tropeça-se em pessoas que dormem no meio das ruas e muitas vezes passam por cima, como se tratasse de um obstáculo e muitos ficam chateados por "atrapalham" a circulação no passeio! A desigualdade é a palavra do dia-a-dia! O céu está quase sempre cinzento e cravejado de helicópteros onde todos os "grandes" voam para o prédio do lado para fecharem contratos milionários, evitando ao máximo circularem na rua! Mil pessoas passam por ti diariamente e das poucas vezes que focas a cara de alguém, ninguém traz consigo um sorriso mas sim uma vontade enorme de chegar ao trabalho ou a casa!

Não, São Paulo não é um amor à primeira vista, como a sua rival, "cidade maravilhosa", aqui é preciso ter alguma estrutura e/ou background emocional para se adaptar, e como dizia Fernando Pessoa, "Primeiro estranha-se depois entranha-se", é uma maratona de sentimentos, que nos faz odeiar e amar no mesmo dia, à mesma hora, no mesmo segundo, tal e qual como todas as estações que se faz sentir no mesmo dia todos os dias!

Um dia aqui representa uma semana num sitio pacato e com isto tudo esqueci me de vos contar que esta semana, no meio da multidão louca matinal à saída do metro, estava a andar naquele passo que voa e vi cair do bolso de uma senhora um molhe de notas, seriam talvez uns R$200,00, claro que a minha primeira reacção foi correr e entregar, foi me devolvido um sorriso misturado com agradecimento e espanto! Fui de coração cheio para o trabalho a reflectir como seria a vida daquela família sem aqueles R$200! De repente, teletransportei-me para a época em que vivi em Barcelona, porque aconteceu uma situação idêntica mas com um rapaz que deixou cair 50 euros!! 

Derepente, regressei à porta do meu trabalho, eram 8.30 da manha e pensei:

 Não há coincidências, mas há bons deja-vus reais :)

....INSPIRE SE!
 

2 comentários:

DidA disse...

que boa história para partilhar! e nada melhor que lê.-la numa 2a feira de manhã :) é começar a semana da melhor forma! bom dia coração!

António Gil disse...

Interessante essas pinceladas sobre essa cidade altamente cosmopolita...Gostei principalmente dessa dicotomia humana, que, tu, em meia dúzia de palavras, tão bem sintetizaste! Não posso deixar de valorizar esse teu lado humano de "dar o seu a seu dono". Grande lição de vida! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...