terça-feira, 23 de abril de 2013

Criatividade com..."No Mundo de Luísa"


RAIO X
Nome: No mundo de Luísa
Data de Nascimento: 26-08-2012
Nacionalidade: Portuguesa
Cidade Berço: Porto
Cor preferida: Amarelo, vermelho
Animal Preferido: Gato
Frase Preferida: "Amanhã é outro dia!"
Número da sorte: 8
Contactos: Telemóvel:+351 914 561 188
                     Email: nomundodeluisa@hotmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/nomundodeluisa


Há muitas páginas de culinária espalhadas pelo facebook, mas a que vos vou falar é única porque tudo acontece "NO MUNDO DE LUÍSA" e o mundo de Luísa têm mais de 10 000 pessoas que se juntaram em menos de 8 meses!

Quem a ensinou a cozinhar foi a sua querida avó, tinha ela apenas 7 anos, aprendeu a fazer ovos mexidos com batatas fritas e até hoje ainda continua a fazer algumas das suas receitas, que estão escritas num caderno, com uma caligrafia maravilhosa!

No dia 29 de Setembro a menos de um mês de criação da sua página em forma de desabafo escreveu na mesma "Hoje faz um mês que criei esta página. Obrigada por todas as palavras de incentivo, os elogios, as partilhas, os likes, as encomendas, as repetições de encomendas, as ajudas na cozinha, os convites, os olhares deleitados quando entrego as comidas, as fotos de travessas vazias, a oferta de frascos, os agradecimentos. Neste mês a minha vida transformou-se. Sinto-me mais viva, mais motivada e feliz. Sabe bem saber que vamos sempre a tempo de mudar o rumo das nossas vidas e que podemos ajudar os outros. OBRIGADA"

A página mostra tudo, o que faz como forma de vida: Cozinhar e organizar festas! Promete em troca de “likes” dar comida as instituições, faz worshops, não partilha receitas (embora já tivesse partilhado algumas, da sua querida avó), mas partilha comida com sem abrigos, idosos, crianças ou pessoas mais necessitadas.

Neste mês, atingiu 10 000 LIKES, que como a própria diz são 10 000 sorrisos, 10 000 obrigadas, 10 000 amigos, 10 000 momentos! E com isto tudo, e como forma de agradecimento, convidou tudo e todos a participarem dia 5 de Maio, num pic nic no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão da Água assistindo a um show cooking dado pela próxima, que com certeza vai dar muito que falar!

Com isto tudo, acho que não preciso de mais motivos para esta entrevista existir, por isso apertem os cintos, que já estamos "No mundo de Luísa".


INSPIRE-SE: Primeiro de tudo, este já era o seu mundo?

NO MUNDO DE LUÍSA: Sim. Há muitos anos que me dedicava a cozinhar para amigos que não tinham tempo e me encomendavam a comida do dia a dia ou precisavam de ajuda para uma festa.


INSPIRE-SE: Como é que começou “No mundo de Luísa”?

NO MUNDO DE LUÍSA:
Começou por brincadeira, num almoço e em conversa com uma amiga, disse lhe que ia criar uma página no Facebook para colocar as fotos das minhas comidas.


INSPIRE-SE: E o que é preciso fazer para encomendar as suas comidas? Para que zonas do pais é que faz encomendas?

NO MUNDO DE LUÍSA:
Para encomendar as minhas comidas, basta ligar-me, mandar mensagem ou mail. As entregas são feitas a partir do Porto, mas posso entregar em casa dos clientes, também.

INSPIRE-SE: Para se aproximar ainda mais dos seus 10 000 sorrisos preferidos, começou a fazer Workshops, quando é que sentiu essa necessidade?

NO MUNDO DE LUÍSA: Há muitos anos que várias pessoas me pediam para lhes ensinar a cozinhar e cheguei a dar aulas a pequenos grupos, em casa de quem me convidava. Desde que abri a página, recebi vários convites para organizar acções semelhantes, mas não sabia se funcionaria. No início do ano recebi um convite de uma amiga e vi que resultava. A partir daí, os pedidos foram tantos que nem consigo responder a toda a gente que me convida ou que quer assistir aos meus workshops. Tenho sempre listas de espera para workshops que, às vezes, nem estão agendados.


INSPIRE-SE: Há mulheres de sete ofícios e a Luísa é uma delas que não se deixou amedrontar pela crise! As encomendas devem ser mais que muitas, workshops, mãe de duas filhas, qual é a sua receita para fazer isso tudo?

NO MUNDO DE LUÍSA:
Realmente, a crise assustou-me mas, decidi fazer-lhe frente dedicando-me a este projecto. O crescimento da página foi tal que, neste momento, não tenho quase tempo para mim. O pouco tempo livre que tenho é para passar com a minha família e amigos. E, encontro sempre meia hora para por as leituras em dia.


INSPIRE-SE: No dia 22 de Fevereiro, escreveu na sua página "Vou tentar tocar num assunto melindroso e espero não ferir susceptibilidades. Acredito que haja pessoas que gostavam de experimentar as minhas coisas mas não possam pagar. Eu tenho uma travessa de arroz de pato, que fiz a mais hoje à tarde, que gostava de oferecer a alguém nessa situação. Conhecem alguma pessoa que gostasse de receber? Por favor mandem-me mensagem privada a dizer quem é e porquê para eu oferecer. Espero que não levem a mal este meu gesto", agora sou eu que vou tocar num assunto melindroso, sente que ainda há pessoas com vergonha em admitir que precisam de ajuda?

NO MUNDO DE LUÍSA:
Há pessoas com vergonha, sim. E eu acho que nem temos noção de quantas são porque quem têm mesmo dificuldades não tem acesso à Internet para fazer ouvir a sua voz nas redes sociais. Faço, muitas vezes, chegar comida a quem precisa, através de amigos e vizinhos. É uma realidade que me parte o coração. Há famílias para quem uma travessa de arroz de pato significa uma festa ou a possibilidade de comer carne pela primeira vez em meses.


INSPIRE-SE: Também falou muitas vezes na sua dieta na página? Como é que ela vai? É que com estas delícias, deve ser a tarefa mais complicar de atingir :)

NO MUNDO DE LUÍSA:
Vamos mudar de assunto? Eu costumo ter muita força de vontade e em Julho decidi largar o vicio de fumar e assim fiz, de um dia para o outro, ao fim de 20 anos. Engordei um bocado mas aguentei perfeitamente. Com a comida a minha relação tem sido mais complicada porque ela tem ganho as batalhas que travo para fazer dieta. Em Janeiro, decidi que ia perder peso e perdi quase 5 Kg mas, já ganhei algum porque é muito difícil resistir quando passo os dias a fazer comida deliciosa e não tenho horários certos para comer. Mas, vou chegar ao Verão mais magra. Prometo :)


INSPIRE-SE: Dia 5 de Maio, Dia da Mãe, dia de convidar 10 000 amigos a um pic nic que certamente vai ser um dia bem especial! Como surgiu essa ideia? Quais são as suas expectativas?

NO MUNDO DE LUÍSA:
Há uns meses que alguns seguidores da minha página me andavam a pedir uma festa. Quando cheguei aos 10.000 likes, queria oferecer qualquer coisa que me permitisse estar com as pessoas e lembrei-me de aproveitar o sol e o bom tempo e lancei o desafio do pic nic. A data pode não ser a ideal porque coincide com o Dia da Mãe mas era o único dia livre que tinha até ao Verão. Prometo compensar as mães que me forem visitar! Espero que apareça alguém para estar comigo nesse dia. A minha ideia é estarmos todos juntos, a lanchar e a divertirmos-nos. E ainda vou fazer um show cooking para quem lá estiver.


INSPIRE-SE: Qual foi a situação mais gratificante que a página lhe proporcionou? E a menor?

NO MUNDO DE LUISA: A situação mais gratificante foi quando organizei o jantar de Reis para os sem abrigo e consegui reunir dezenas de refeições, oferecidas pelos seguidores da minha página que enviaram comida desde Lisboa, Braga, entre outros. E, não posso deixar de lembrar quando fui convidada para cozinhar na Essência do Gourmet. Adorei essa experiência. E adorei conhecer algumas pessoas maravilhosas através da página. Enfim, não consigo escolher apenas uma situação gratificante. São muitas as coisas positivas que esta página trouxe à minha vida.
Quanto a situações menos gratificantes há várias mas não são significativas. São, às vezes, palavras menos simpáticas ou educadas de algumas pessoas, ajudas prometidas e que não se concretizam, etc. Mas, nada que mereça grande atenção!


INSPIRE-SE: Qual é o seu prato preferido?

NO MUNDO DE LUÍSA: Tripas à moda do Porto


INSPIRE-SE: E o seu restaurante?

NO MUNDO DE LUÍSA: Não consigo escolher apenas um. Ainda ontem tive essa conversa. Mas, digo alguns: Casa Nanda, Mamma Mia, Solar do Moinho de Vento, Casa d’Oro, Pimms, Mário Luso, Flor do Ave. Sou uma pessoa fácil de agradar!


INSPIRE-SE: Quem é o seu ícone no mundo gastronómico?

NO MUNDO DE LUÍSA: Maria de Lourdes Modesto, sem dúvida.


INSPIRE-SE: Que nacionalidade gastronómica é que a fascina particularmente?

NO MUNDO DE LUÍSA:
A cozinha francesa, que acho requintada e muito rica.


INSPIRE-SE:
Quem gostaria que um dia fizesse uma encomenda ao “No Mundo de Luisa”?

NO MUNDO DE LUÍSA:
A própria Maria de Lourdes Modesto. Acho que ia adorar cozinhar para a pessoa que mais me inspirou e “ensinou” na cozinha.


INSPIRE-SE: Defina o “No mundo de Luisa” em três palavras!

NO MUNDO DE LUÍSA:
Felicidade, Realização, Inspiração


INSPIRE-SE: Quais são os grandes objectivos do “No Mundo de Luisa”?

NO MUNDO DE LUÍSA: Continuar a agradar às pessoas que seguem o meu trabalho e juntar sinergias para ajudar quem mais precisa.


INSPIRE-SE: E por ultimo, Uma frase para o INSPIRE-SE!

NO MUNDO DE LUÍSA: A sorte constrói-se com esforço mas deve ser sempre partilhada.



INSPIRE SE, porque ainda vamos ouvir falar muito No Mundo de Luísa...

2 comentários:

Doces em Casa disse...

Devo dizer que adoro a Luísa, o seu talento, a sua generosidade e a sua boa disposição!
Não conheço a página há muito tempo, mas já participei em 2 workshops com ela que me enriqueceram muito!
Parabéns e um beijinho à Luísa!

**
Aida

Maria Machado disse...

Parabéns ... pelo seu talento, generosidade, boa disposição ....
e criatividade.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...